História e Trajetória

Foi na India que o Badminton nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O “poona” passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire. Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.

Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelo atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.

Historia recente do badminton brasileiro e suas conquistas

“Em 2011 em Guadalajara, México, mais uma medalha inédita foi conquistada pelo Brasil, Bronze na categoria simples masculina com Daniel Paiola. A grande conquista inédita brasileira aconteceu em 2015 em Toronto, Canadá onde o Brasil conquistou medalhas em 3 categorias: Prata na dupla masculina com Daniel Paiola e Hugo Arthuso, Prata na dupla feminina com Luana Vicente e Lohaynny Vicente e Bronze na dupla mista com Alex Tjong e Lohaynny Vicente. A próxima edição dos jogos Pan-americanos será em Lima – Peru (2019).”
“Ygor Coelho entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar o primeiro atleta do país a conquistar a medalha de ouro do badminton nos Jogos Pan-Americanos. Para chegar ao título, ele derrotou na final o canadense Bryan Yang com parciais de 21/19 e 21/10.”

O badminton e seus heróis nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Pela primeira vez na história do badminton brasileiro os atletas estrearam em jogos olímpicos. E o sabor desta conquista não poderia ter sido melhor pelo fato dessa estreia ser feita em casa, no Rio de Janeiro, diante de uma nação que volta os olhares para nossa Lohaynny Vicente e Ygor coelho. “
O Brasil teve a confirmação de mais dois nomes para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Ygor Coelho e Fabiana Silva representarão o país no badminton. Com isso, a delegação brasileira chega ao número de 232 atletas classificados para os Jogos, que acontecem de 23 de julho a 8 de agosto.

Compartilhar // Siga os Bons